
Análise dos Sistemas-Mundo (ASM) foi elaborada a partir das contribuições de Fernand Braudel, Raúl Prebisch; Amir Samir, e Giovanni Arrghi, C. L. R. James, Eric Williams e Frantz Fanon, surgiu como uma critica aos moldes até estão estabelecidos pelas Ciências Humanas pelo centro do capitalismo. Immanuel Wallerstein (1934-2019) desde então, vem provocando um grande debate na área com sua abordagem que, segundo ele, não é uma teoria.
É o scholar norte-americano que desde meados dos anos 1990 aponta para o declínio dos EUA, fato que vem se comprovando nos últimos anos. O presente curso tem como objetivo apresentar o trabalho intelectual de Immanuel Wallerstein na construção da Análise dos Sistemas-Mundo e na compreensão da crise capitalista atual.
Programa do Curso
Módulo 1 – Quebrando Paradigmas: as Origens das Análises dos Sistemas-Mundo
Módulo 2 – A Análise dos Sistemas-Mundo e os Ciclos Sistêmicos de Acumulação
Módulo 3 – O Declínio da Primazia dos EUA
Módulo 4 – A Análise dos Sistemas-Mundo e as Relações Internacionais
Carga Horária: 20h
Publico-alvo: estudantes, pesquisadores, professores etc., interessados em conhecer a abordagem sobre a perspectiva das Relações Internacionais.

*Sócios da Associação Brasileira de Geopolítica (ASBRAGEO) possuem R$100 reais de desconto nos cursos de extensão de 20h.
